Guia del Rei

Semana Santa é o tema do II Café com Prosa

Evento acontece no dia 28 de março na sede do Instituto Histórico e Geográfico

A Semana Santa em São João del-Rei é única no Brasil e será o tema do próximo Café com Prosa que acontece está semana, no dia 28 de março, quinta-feira, às 18h30, na sede do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei. Se você tem história para contar ou gosta de ouvir causos participe da roda de conversa. O Instituto Histórico e Geográfico está localizado na Rua Santa Tereza, n° 127, Centro.

As histórias sobre a Semana Santa de São João del-Rei será op tema do próximo Café com Prosa – Foto Marcos Luan - Divulgação
As histórias sobre a Semana Santa de São João del-Rei será op tema do próximo Café com Prosa – Foto Marcos Luan – Divulgação

O evento

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei nos seus quase cinquenta anos de existência desenvolveu em 2018 uma série de encontros denominados “Café com Prosa”. Este evento, ocorre mensalmente, e já contou com a participação de cerca de 180 pessoas comuns da comunidade que, ao redor de um tema, contam e compartilham suas estórias. Seus causos pessoais. Sua participação na construção da grande e belíssima história de São João del-Rei.

O objetivo

O principal objetivo do Café com Prosa do IHG é descobrir e revelar para a população, para os turistas e para toda a comunidade os grandes historiadores da cidade: seus moradores locais. Cada um com seu jeito único de narrar os causos da cidade. E torná-los mais do que meros cidadãos. Reconhecê-los como coadjuvantes da história que em momentos, e porque não dizer na maioria das vezes, se tornam os atores principais.

Novo formato

Em 2019, o Café com Prosa acontece em novo formato. Com duas atividades paralelas, mas ao mesmo tempo interligadas uma na outra. A primeira é a oficina, que acontece toda semana no IHG, Bordadeiras Bordando a História em que um grupo de pessoas bordam as histórias de São João del-Rei. Todo mês essas verdadeiras obras de arte são alinhavadas de acordo com o tema do Café com Prosa em um trabalho de educação patrimonial.

A outra atividade segue a mesma linha de educação patrimonial. Os temas abordados no Café com Prosa serão registrados na publicação do livro “Estórias por trás da história” que terá 16 histórias contadas por são-joanenses e será lançado em dezembro deste ano.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *