Guia del Rei

Projeto Café com Prosa

O Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei nos seus quase cem anos de existência, desenvolveu no ano de 2018 uma série de encontros denominados “Café com Prosa”. Este evento, ocorre mensalmente, e já contou com a participação de cerca de 180 pessoas comuns da comunidade que, ao redor de um tema, contam e compartilham suas estórias, seus causos pessoais e narram sua participação na construção da grande e belíssima história de São João del-Rei.

Ao perceber o saudosismo, o carinho e a consideração com que as pessoas explanavam suas estórias, percebeu-se a importância de deixar registrado de forma definitiva, essas narrativas pequenas, mas significativas. São episódios que se entrelaçam com a história da cidade e, devido ao sentimento de pertencimento, tornam os cidadãos comprometidos com o local em que residem.

Dessa forma, o principal objetivo da iniciativa é descobrir e revelar para a população, para os turistas, e para toda a comunidade acadêmica, os grandes historiadores da cidade: seus moradores. Cada um com seu jeito único de narrar os causos da cidade. É torná-los mais do que meros cidadãos. Reconhecê-los como coadjuvantes da história que em momentos, e porque não dizer na maioria das vezes, se tornam os atores principais.

A partir disso, o “Café com Prosa”, em 2019, junta-se com o projeto “Estórias por trás da história são-joanense” e terá seus encontros de fevereiro a dezembro de 2019, destinando-se a toda a população são-joanense e todos os interessados em conhecer e preservar o maior bem que a cidade pode ter: seu patrimônio imaterial.

Confira abaixo como foram os encontros (clique na imagem para ter mais detalhes sobre cada encontro):

Data: 21 de Fevereiro de 2019
Tema: “Bordadeiras bordando a História: Músicos e músicas do Carnaval antigo em São João del-Rei”