Guia del Rei

Museu Regional expõe “Espaço Percebido”

Coleção retrata paisagens naturais e urbanas em óleo sobre telas e madeiras.

A partir do dia 22 de novembro, o Museu Regional de São João del-Rei abre espaço para a exposição “Espaço Percebido”. A mostra foi concebida pelo artista plástico José Rômulo Chaves. O horário para visitações é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; e sábados e domingos, das 9h às 13h.

José Rômulo Chaves expõe pela primeira vez no Museu Regional com a Mostra "Espaço Percebido" - Foto: Reprodução de tela de José Rômulo Chaves / Divulgação
José Rômulo Chaves expõe pela primeira vez no Museu Regional com a Mostra “Espaço Percebido” – Foto: Reprodução de tela de José Rômulo Chaves / Divulgação

Exposição Espaço Percebido

Estarão exposotos cerca de 12 telas e madeiras que chegam a um metro e meio de comprimento, pintadas em óleo acrílico. O resultado, são peças que representam as cidades de São João del-Rei, Tiradentes e São Paulo durante o século 19. Tudo isso, com uma visão minimalista e particular do artista sobre os casarios coloniais. Além disso, buscando expressar sua vivência com as paisagens naturais e suas experiências com as regiões urbanas.

José Rômulo Chaves

Natural de Coronel Xavier Chaves, o artista, nascido em 1966, pinta há 33 anos e fez sua primeira exposição em 1987. Foi aluno e sofre forte influência dos renomandos Luciano Maurício e João Quáglia. Como resultado de seu trabalho, já participou de sete mostras coletivas, incluindo a Bienal Têxtil da Lituânia, em 2007. Sua primeira exposição individual ocorreu recentemente, no início de 2018, no Memorial Dom Lucas, em São João del-Rei.

Museu Regional

O Museu Regional de São João del-Rei que tem a exposição “Espaço Percebido” como programação de curta duração, abriu para visitação pública em 1963. Sua inauguração ocorreu após intenso imbróglio relacionado ao tombamento do prédio. Hoje conta com peças que retratam os costumes, comportamentos, profissões e crenças dos brasileiros que viveram nos períodos colonial e imperial. Além disso, o acervo possui uma biblioteca que dispõe de mais de 1200 volumes sobre arte, história e museologia. Outras informações sobre o local podem ser encontradas no link Museu, no Guia del Rei.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *