Guia del Rei

I Beer Fest agita 305 anos de São João del-Rei

Encontro de cervejeiros artesanais faz parte das comemorações de 305 anos da cidade

Neste sábado, dia 8 de dezembro, São João del-Rei comemora 305 anos desde a sua elevação à Vila. E para comemorar tanta história, a cidade recebe diversos eventos. Entre eles está o I Beer Fest. A partir das 14h, cervejeiros artesanais se encontram no Largo Tamandaré para dar inícios às comemorações.

I Beer Fest

Estão confirmadas 7 cervejarias que apresentam rótulos variados para agradar todos os gostos. Além disso, haverá stands com gastronomia variada e programação musical a partir das 17h. 

O Largo Tamandaré em São João del-Rei foi o local escolhido para as comemoração dos 305 anos da cidade e a realização do I Beer Fest - Foto: Google Maps
O Largo Tamandaré em São João del-Rei foi o local escolhido para as comemoração dos 305 anos da cidade e a realização do I Beer Fest – Foto: Google Maps

Programação

Abrindo a programação de sábado, o Duo AR se apresenta a partir das 17h.  Seu repertório conta com clássicos do rock, pop e MPB.

Já às 20h, o palco do I Beer Fest será ocupado pela Banda Galwem com seu repertório peculiar. O conjunto sofre influência do folk rock e música celta e traz em sua apresentação instrumental nada convencional composto por violino, flauta e bandolim.  O resultado dessa mistura é um clima mágico que tomará conta do largo tamandaré.

Fechando o evento, a partir das 22h, haverá o show da banda James Baby. Formada por músicos são-joanenses seu repertório conta com pop-rock de qualidade.

São João del-Rei

Em 1709, a cobiça pelo ouro gera discórdia entre portugueses e paulistas, dando causa à Guerra dos Emboabas, acontecendo o triste episódio do “Capão da Traição” quando os paulistas foram emboscados e chacinados pelos portugueses.

Algum tempo depois, o português Manoel José de Barcelos encontrou mais ouro na encosta sul da Serra do Lenheiro, num local chamado Tijuco. Naquele local estabeleceu-se o primeiro núcleo de povoamento que daria origem ao Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, mais tarde Arraial Novo do Rio das Mortes. Em 8 de dezembro de 1713, arraial alcançou foros de vila, com o nome de São João Del Rei, homenagem a D. João V, e também passa a ser sede da Comarca do Rio das Mortes.

De 1713 até 2018, 305 anos se passaram. Muita coisa aconteceu e hoje, a população de São João del-Rei e os turistas se unem e se encontram para celebrar tanta história no I Beer Fest.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *