Guia del Rei

Grupo Ponto de Partida está de volta em São João del-Re

Os Gnomos contam, no Teatro Municipal, a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – da obra de Jorge Amado

A imaginação vai estar em alta no Teatro Municipal de São João del-Rei neste fim de semana. É que o grupo Ponto de Partida aterrissa na terra onde os sinos falam com a peça Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – da obra de Jorge Amado. O espetáculo terá apresentação neste sábado e domingo, 18 e 19 de maio, às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos na CVC que está localizada na Rua Marechal Deodoro, n° 30, ao lado do Museu Regional.

Grupo Ponto de Partida traz a magia para o Teatro Municipal de São João del-Rei – Foto Júlia Marcier / Divulgação
Grupo Ponto de Partida traz a magia para o Teatro Municipal de São João del-Rei – Foto Júlia Marcier / Divulgação

O espetáculo

Quando o grupo Ponto de Partida começou a fazer experiências com o roteiro, apareceram, de repente, no meio do palco, dois seres muito engraçados. Eram pequenos, tinham enormes chapéus vermelhos e falavam uma língua muito estranha que, a princípio, não era possível entender. Mas esses seres entraram em cena e, magicamente, plantaram no palco a primavera. Era exatamente o que o grupo queria fazer e então souberam que eles também queriam contar esta história. O que fazer? Renderam-se e foi assim que os Gnomos entraram na história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá. Não é preciso dizer que o que era lírico ficou mais poético, o que era divertido ficou mais engraçado, o que era triste ficou encantado. E que este fim de semana irá encantar a todos em São João del-Rei.

Da montagem

O Gato Malhado reforça e dá continuidade à pesquisa de linguagem do Grupo Ponto de Partida. Também aqui fica claro para a plateia o jogo do “faz de conta”. Ninguém quer que a história pareça real. O jogo teatral fica sempre à mostra: isto é um lenço, faz de conta que seja um rouxinol, então… No processo da criação coletiva, aqui procurou-se dar mais um passo. O roteiro foi escrito pelos atores. Cada dupla ou trio escreveu e encenou uma estação. Depois de discutido e analisado, a direção unificou e definiu a forma final.  E é está magia que estará no palco do Teatro Municipal de são João del-Rei.

O grupo

O Ponto de Partida é um grupo fundado há quase 40 anos, em Barbacena, por artistas que decidiram por montagem de repertórios itinerantes e independentes. O grupo é responsável pela formação ou trabalho de quase 350 pessoas que se dividem em atividades e projetos como a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí. Suas apresentações já percorreram várias cidades do Brasil e do mundo e esse fim de semana chega no Teatro Municipal de São João del-Rei.Outras informações pelos telefones (32) 3371-1892 ou (32) 3331-5803

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *