Guia del Rei

Café Com Prosa irá descobrir histórias do Carnaval

Iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico será no dia 21 de fevereiro às 18h

Quem não gosta de um café com delícias mineiras e uma boa roda de conversa. O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG-SJDR) juntou essas duas iguarias e realiza na quinta-feira, 21 de fevereiro, às 18h, na sede do Instituto, a primeira edição de 2019 do Café com Prosa.

Café com Prosa acontece na sede do Instituto Histórico e Geográfico a partir das 18h. Foto –  Site Pátria Mineira – Divulgação

O começo

O projeto Café com Prosa, que teve sua primeira edição em março do ano passado, retorna no final de fevereiro com o tema “Bordadeira bordando a História: Músicos e músicas do Carnaval antigo em São João del-Rei”. A ideia do Instituto Histórico e Geográfico é reunir pessoas que possam contar um pouco das histórias dos antigos carnavais de São João del-Rei.

Objetivo

Ao perceber o saudosismo, o carinho e a consideração que as pessoas explanavam suas estórias, o Instituto Histórico e Geográfico observou a importância de deixar registrado de forma definitiva, esses pequenos acontecimentos. Dessa forma, o principal objetivo da iniciativa é descobrir e revelar para a população, para os turistas, e para toda a comunidade histórica, os grandes historiadores da cidade: seus moradores locais. Cada um com seu jeito único de narrar os causos da cidade. E torná-los mais do que meros cidadãos. Reconhecê-los como coadjuvantes da história que em momentos, e porque não dizer na maioria das vezes, se tornam os atores principais. O evento é realizado uma vez por mês e cada edição é para relatos de histórias distintas como Semana Santa, festas juninas, gastronomia entre outros. Nessa primeira edição de 2019, o relato será do Carnaval.

O livro

E como toda essa história não pode se perde, o IHG ampliou a proposta e irá lançar em dezembro o livro “Estórias por trás da história” que será o porta voz desses causos por meio de 16 histórias retratadas por são-joaneses nos mais diversificados temas. Esse registro será uma forma de preservar esses relatos tão vivos na história local e que podem se perder com o tempo se não forem escritos. A ideia do livro foi para trabalhar a educação patrimonial da cidade com as escolas, projeto futuro do Instituto Histórico e Geográfico. É uma forma dos cidadãos são-joanenses começar a valorizar seu patrimônio com histórias de acontecimentos como o Carnaval.

Parceiros

Essa iniciativa do IHG para ser concretizada conta com a pareceria da Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei e do Conselho do Patrimônio. O Instituto Histórico e Geográfico está localizado na Rua Santa Tereza, n° 127, Centro.

Sobre o autor Ver todas as postagens Site do autor

Flavio Lobosque Lima

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios *